Dez profissionais portugueses passaram no exame EAC

Primeira geração de Jovens qualificados por European Advertising Certificate

 

Lisboa, Setembro 2012: Jovens profissionais originários de mais de 30 países receberam as suas classificações do primeiro exame do European Advertising Certificate (EAC) que teve lugar no passado dia 19 de Abril. De todos os profissionais, dez jovens portugueses passaram no exame, dos quais seis passaram com crédito e um com distinção.

Esta foi a primeira oportunidade para colaboradores de agências em toda a Europa com pelo menos dois anos de experiência na área obterem o EAC, uma nova qualificação que, em Portugal, está disponível apenas para colaboradores das agências associadas da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP). O certificado vem trazer vantagens ao nível do conhecimento para os profissionais, e, simultaneamente, para as agências que vêem subir a qualidade dos seus colaboradores ao aliar um suporte académico consolidado ao seu talento.

Os candidatos completaram um programa de formação online com a duração de 25-30 horas, seguido de uma prova escrita que aconteceu simultaneamente em 25 países na Europa e no Médio-Oriente. A próxima edição deste certificado será lançada já a 1 de Outubro e o exame terá lugar em Fevereiro do próximo ano.

Este certificado trata-se da primeira qualificação com validade em toda a Europa, concebida para oferecer aos jovens profissionais de agências uma compreensão mais completa do setor da publicidade e dos seus processos. Permite uma perspetiva intensiva do processo de comunicação que pode complementar a sua experiência profissional diária. Tem como base o reconhecido IPA Foundation Certificate e foi desenvolvido para uma audiência europeia com a ajuda do programa comunitário Leonardo. Esta formação é gratuita para os colaboradores dos Associados da APAP, tendo o exame um preço de €220 por pessoa.

O programa online compreende seis temas ou módulos de aprendizagem: Publicidade e Comunicação em Contexto; Compreensão do Negócio dos Clientes; Briefings de Media e Criativos; Criatividade e Desenvolvimento Criativo; Compreensão dos Canais de Media e Implementação de Ideias Criativas. Combina vídeos, easy readers; e-aulas; trabalhos, questionários e tem um espaço de suporte a grupos de discussão sobre temas variados e de interesse para apoio ao estudo.

Segundo Dominic Lyle, Diretor Geral, EACA, os primeiros resultados do EAC foram muito positivos. "Um em cada dez jovens profissionais passou com distinção no EAC e mais de metade dos candidatos passaram com crédito. Dou os parabéns à nova geração pelo seu sucesso e acredito que o conhecimento que adquiriram irá ajudá-los agora e no futuro das suas carreiras na publicidade."

"O feedback que tivemos sobre o Certificado de 2012 foi extremamente positivo e também recebemos algumas sugestões úteis para o processo de formação. Estamos a ter em conta todas as considerações dos estudantes para a preparação da segunda edição.", concluiu Dominic Lyle.