Compromisso Concursos Publicidade

Regras minimas para as agências  participarem em concursos

COMPROMISSO CONCURSOS PRIVADOS

Enquadramento

1.  APAP e APAN assinaram em Março de 2009 um guia de boas práticas (http://www.apap.co.pt/boaspraticas.aspx) para a seleção de agências, vulgo concursos, adaptado de documentação semelhante à existente em diversos países europeus.

2.  Na génese deste Guia, está a consciência de ambas as partes que a aplicação das Boas Práticas é a melhor forma de defender os interesses de todos, anunciantes e agências, e a única forma de garantir uma afetação dos seus recursos, de novo de todos, de forma racional e eficaz. No limite, estas regras garantem aos anunciantes que os melhores talentos das suas agências estão focados nas suas contas e não dedicados a "entrar em concursos" e às agências que o investimento, de talento e de recursos, será aplicado em concursos onde está maximizada a probabilidade de sucesso.

3.  Depois de seis anos "pedagógicos", em que APAP, APAN e os seus Associados se têm esforçado por fazer respeitar estes princípios, decidiu a APAP em reunião plenária, que todos os Associados da APAP estarão envolvidos neste tema e vão empenhar-se na exigência pelo seu respeito, até ao limite da não participação em concursos.

4.  Ficou assim, estabelecido o seguinte:

Compromisso

Os Associados APAP apenas participarão em concursos* para resposta estratégica ou criativa em que seja do conhecimento das agências:

1.  O número de agências (máximo de 3 por conta/marca a atribuir, ou 4 se incluir o incumbente)

2.  O nome das outras Agências a concurso, mesmo que confidencial.

3.  Em que no briefing escrito estejam desde logo definidos os critérios objetivos de avaliação das propostas apresentadas para a seleção do vencedor.

* Excetuam-se concursos públicos do Estado

 

Procedimento

Em todos os casos de serem convidados para concursos em que as três regras acima estabelecidas não sejam cumpridas, o Associado informará de imediato a APAP (Sofia Barros / sofia.barros@apap.co.pt / 913 735 980), que contactará o Anunciante para lhe dar a conhecer o Compromisso das Boas Práticas. Caso assim o entenda, poderá enviar previamente cópia desta nota aos seus Clientes e Anunciantes, para que estes possam, se assim o entenderem, adotar por sua iniciativa as regras agora estabelecidas.